Blog

2020: O ano da Smart Ocean

O projeto Smart Ocean propõe-se a apoiar o desenvolvimento sustentável da economia azul com base no conhecimento e na inovação, numa lógica de colaboração e cooperação entre diferentes atores nacionais e internacionais e de total respeito pelo oceano.
  • Sérgio Leandro
    Coordenador Científico
De implantação local mas com ambição global, o Smart Ocean será acima de tudo uma ferramenta que possibilitará dar resposta aos objetivos de desenvolvimento sustentável definidos pelas Nações Unidas (ODS11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, ODS13 – Ação Climática e ODS14 – Proteger a Vida Marinha).

Em resultado da concertação de esforços de 4 entidades – Município de Peniche, DOCAPESCA, Politécnico de Leiria e BIOCANT, o ano 2019 foi marcado pela constituição da Associação que irá gerir o futuro parque de ciência e tecnologia e pela submissão da proposta de projeto junto da CCDR-Centro para obtenção do financiamento necessário para a construção do edifício Smart Ocean.

O ano 2020 irá marcar o início de uma nova e decisiva fase de desenvolvimento do projeto Smart Ocean. Com uma maior visibilidade em termos das ações a desenvolver, a Associação gestora do Smart Ocean pretende estabelecer um conjunto de parcerias com entidades nacionais e internacionais, de modo a criar condições para atingir os seus grandes objetivos estratégicos e dar resposta às metas definidas no âmbito do ODS14 (Proteger a Vida Marinha).
Ao longo do próximo ano, a Smart Ocean tem como intenção identificar empresas nacionais e internacionais que se encaixem nas suas áreas de atuação, e potenciem a implantação de um ecossistema de inovação em torno dos recursos marinhos.
O ano 2020, será igualmente marcado pelo início da construção do edifício Smart Ocean, um equipamento que pela sua vocação e características, proporcionará as condições necessárias para a alteração do paradigma empresarial dos sectores da economia do mar de uma comunidade costeira e de um país com ambições atlânticas.
2020 vai ser o ano da Smart Ocean!
Mantenham os olhos no horizonte.
Mantenha-se informado!
Subscreva a nossa mailing-list para receber as novidade do projeto.
Nome
Email